Alexandre Brito, CFP e sócio da Finacap, comenta sobre:
- Ibovespa: acumulou a 3ª semana de alta e com isso volta a negociar
próximo aos 112 mil pontos.
- Divulgação do IPCA-15: A queda dos preços de energia elétrica, com a redução da bandeira tarifária em todo o Brasil, ajudou o índice a desacelerar na primeira quinzena de maio para 0,59%. No acumulado dos últimos 12 meses, a estimava para o IPCA-15 era de 12,04%, mas o resultado foi de 12,20%.
- Por 403 votos a 10, a Câmara aprovou projeto de lei que reduz o ICMS sobre combustíveis, energia elétrica, gás natural, comunicações e transporte coletivo. A expectativa é de uma redução nos preços desses segmentos às vésperas da eleição, embora o impacto vá depender da alíquota cobrada pelos Estados.
- O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou ontem o processo de privatização da Eletrobras, por 7 votos a 1. Em nota, o Ministério de Minas e Energia afirmou tratar-se de “um dia histórico para o Brasil”. Após a operação, a participação da
União no capital votante da Eletrobras será reduzida dos atuais 72% para 45%.
- Na agenda internacional, todas as atenções se voltaram para divulgação da
ata da última reunião do Federal Reserve. O documento reforçou a sinalização de que o Fed deve elevar a meta de sua taxa de juros de referência nas duas próximas reuniões, de junho e julho, com dois movimentos de 0,5 ponto percentual cada.
- Ainda traz os destaques de algumas empresas: Petrobras e Eletrobras.
Confira!
Clique na imagem para ouvir no Spotify.
Comments