Panorama Econômico — 27/05/22


Alexandre Brito, CFP e sócio da Finacap, comenta sobre:


- Ibovespa: acumulou a 3ª semana de alta e com isso volta a negociar

próximo aos 112 mil pontos.


- Divulgação do IPCA-15: A queda dos preços de energia elétrica, com a redução da bandeira tarifária em todo o Brasil, ajudou o índice a desacelerar na primeira quinzena de maio para 0,59%. No acumulado dos últimos 12 meses, a estimava para o IPCA-15 era de 12,04%, mas o resultado foi de 12,20%.


- Por 403 votos a 10, a Câmara aprovou projeto de lei que reduz o ICMS sobre combustíveis, energia elétrica, gás natural, comunicações e transporte coletivo. A expectativa é de uma redução nos preços desses segmentos às vésperas da eleição, embora o impacto vá depender da alíquota cobrada pelos Estados.


- O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou ontem o processo de privatização da Eletrobras, por 7 votos a 1. Em nota, o Ministério de Minas e Energia afirmou tratar-se de “um dia histórico para o Brasil”. Após a operação, a participação da

União no capital votante da Eletrobras será reduzida dos atuais 72% para 45%.


- Na agenda internacional, todas as atenções se voltaram para divulgação da

ata da última reunião do Federal Reserve. O documento reforçou a sinalização de que o Fed deve elevar a meta de sua taxa de juros de referência nas duas próximas reuniões, de junho e julho, com dois movimentos de 0,5 ponto percentual cada.


- Ainda traz os destaques de algumas empresas: Petrobras e Eletrobras.


Confira!



Clique na imagem para ouvir no Spotify.