top of page

Panorama Econômico — 26/12/22


Alexandre Brito, CFP, CGA e sócio da Finacap, comenta sobre:


- Ibovespa: interrompeu a sequência de baixas e engatou uma boa sequência de pregões positivos, encerrando a semana negociando próximo aos 108 mil pontos.


- Numa semana pautada por acontecimentos na esfera política, com liminar do ministro Gilmar Mendes, do STF, que permite que o futuro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pague o benefício de R$ 600 do Bolsa Família fora do teto de gastos, sem que seja necessária a aprovação da PEC da Transição. Somado a isso, O Supremo Tribunal Federal derrubou, por 6 votos a 5, as emendas de relator, que compõem o chamado “orçamento secreto”, ao considerá-las inconstitucionais.


- A PEC, em tramitação, eleva o teto de gastos em R$ 145 bilhões, porém por apenas 1 ano, em contraste com os 2 anos da versão que tramitava na semana passada. A PEC aprovada, estabelece ainda, o prazo de até 31 de agosto para que o novo governo apresente uma proposta de lei complementar com a regra alternativa ao teto de gastos.


- No cenário internacional, o surto de covid que tem varrido a China está causando rupturas generalizadas na atividade econômica. Depois de uma pequena recuperação no começo de dezembro, quando os governos locais começaram a afrouxar os controles contra o vírus, várias medidas de atividade econômica, como congestionamentos de trânsito nas principais cidades, viagens intermunicipais e confiança do consumidor, caíram nesta semana.


Confira!



Clique na imagem para ouvir no Spotify.


Comments


bottom of page