top of page

Panorama Econômico — 19/12/22


Alexandre Brito, CFP, CGA e sócio da Finacap, comenta sobre:


- Ibovespa: negociou em baixa pela segunda semana consecutiva, onde chegou ao patamar dos 103 mil pontos.


- A semana se iniciou com as primeiras reações dos investidores a oficialização de Fernando Haddad como futuro ministro da fazenda. Haddad, anunciou, por sua vez, Gabriel Galípolo, ex-presidente do Banco Fator, como secretário-geral da

pasta e Bernard Appy como secretário especial para a reforma tributária.


- A notícia que atingiu o mercado de maneira inesperada, foi o anúncio do próprio presidente eleito, Lula, o ex-ministro Aloizio Mercadante para a presidência do BNDES. O anunciou culminou em uma votação na Câmara dos Deputados do projeto que altera um trecho da Lei das Estatais. A Lei das Estatais modernizou as estruturas de compliance do setor público e as mudanças aprovadas pela Câmara na noite da última terça-feira mostram risco de deterioração institucional, na avaliação dos investidores.


- Em relação à PEC da Transição, deputados caminham para adiar mais uma vez a análise da proposta e votar apenas na terça-feira (dia 20), na última semana antes do recesso, enquanto esperam a negociação dos futuros ministérios e do julgamento pelo STF do “orçamento secreto”.


- No cenário internacional, O Federal Reserve anunciou uma alta de 0,50 ponto percentual na taxa referencial de juros dos Estados Unidos, reduzindo o ritmo do avanço em relação às últimas quatro altas consecutivas de 0,75 ponto efetivadas desde o início do ano.


-O Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou na quarta-feira (14), sem restrições, a fusão entre Rede D’Or e SulAmérica.


Confira!



Clique na imagem para ouvir no Spotify.


Comentários


bottom of page