Felipe Moura, CGA e sócio da Finacap, comenta sobre:
- Ibovespa: fechou mais uma semana na estabilidade, negociando ainda na região dos 118 mil pontos.
- O fato mais relevante da semana, foi a aprovação da reforma tributária pela câmara dos deputados. A reforma cria o imposto sobre valor agregado (IVA) no país.
- A proposta aprovada unifica ICMS, ISS, PIS, Cofins e IPI em três impostos: uma Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), de gestão federal; o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), gerido por um Conselho Federativo, composto por representantes dos Estados e municípios; e um Imposto Seletivo, federal, que incidirá sobre bens e serviços prejudiciais à saúde.
- Nos Estados Unidos, a redução lenta da inflação se somou a dados de emprego e atividade mais fortes que o esperado e deu aval a uma agressiva reprecificação dos rendimentos dos Treasuries. Após surpresas renovadas com a resiliência da economia americana, o mercado voltou a vislumbrar juros mais altos à frente.
- Também as taxas em outras economias desenvolvidas passaram a refletir cenários de aperto mais intenso das condições monetárias. No caso do Banco Central Europeu (BCE), reiteraram o compromisso com a meta de inflação e praticamente deram como certa mais uma alta de 0,25 ponto nos juros neste mês.
Confira!
Clique na imagem para ouvir no Spotify.
Comentarios