top of page

QUANDO OS GÊNIOS ERRAM - Fev/23


Prezados investidores e parceiros,


Nesta edição, fazemos um resgate da história da Long-Term Capital Management (LTCM), que ficou conhecida por ser um hedge fund formado por gênios das finanças. Fundada em 1994, atingiu o ápice na primavera de 1996, com US$ 140 bilhões sob gestão, o que representava 2,5x o 2º maior fundo da época, entretanto em setembro/1998, seus investidores acabaram perdendo todo o seu capital investido, quase levando junto boa parte dos bancos de investimento de Wall Street.


Desta história, podemos tirar importantes lições sobre a gestão de riscos. No caso da LTCM, podemos identificar 3 riscos cruciais : (i) risco de alavancagem, (ii) risco de liquidez, e (iii) risco do modelo. Infelizmente, o mercado financeiro parece não aprender com os erros do passado e despreza as lições registradas na história,


Confira também o desempenho dos mercados: bolsa, câmbio, renda fixa e alternativos.


Na carta mensal de renda variável, fazemos o exercício de tentar responder o porquê de um nível tão descontado de preços das ações e analisamos o desempenho das nossas posições na Gerdau e Vale.


Já na carta de multimercado, apresentamos as contribuições por classes de ativo e suas correlações com o cenário econômico.


Você pode conferir os relatórios completos através dos links abaixo:


Commentaires


bottom of page