A FINACAP – É uma Consultoria Financeira com atuação no Mercado de Capitais e na administração de recursos financeiros. Autorizada pela CVM – Comissão de Valores Mobiliários - a desempenhar essas funções desde 1997, tendo sido a 1a. empresa a obter registro na região nordeste.

A FINACAP como especialista na estruturação de carteiras, clubes e fundos de investimentos, executa um criterioso processo seletivo de escolha de diferentes ativos, embasada em análises abrangentes que possibilitam a diminuição do grau de incertezas existentes no mundo globalizado. Realiza um processo decisório que prioriza o conhecimento científico com estudos de cenários, análise técnica e fundamentalista para alocação dos recursos nas carteiras de investimentos.

Desta forma, tem por objetivo como administradora de recursos a rentabilização das carteiras de investimentos, em níveis superiores aos obtidos pelo benchmark, priorizando sempre o longo prazo e principalmente o nível de risco desejado pelo cliente.

Entende ser necessário, quando do processo de administração de recursos, possuir metas e objetivos claramente definidos, que permita estabelecer as estratégias de investimentos por seus profissionais. Neste momento da definição utiliza-se de importantes parâmetros, tais como:

Perfil do Investidor:

  • - risco;
  • - retorno;

Tipos de Ativos:

  • - alta volatilidade;
  • - baixa volatilidade;

Grau de exposição nos ativos.
Forma de gerenciamento da carteira:

  • - percentual de giro;
  • - metas a serem respeitadas;

Uma vez definido os parâmetros, realiza uma avaliação dos cenários econômicos, procedendo a uma seleção criteriosa dos ativos que poderão compor as carteiras, sempre com base fundamentalista. Definido os ativos, inicia a alocação dos recursos sempre embasado na análise técnica, visando a melhor oportunidade. Na constituição da carteira o percentual de cada ativo é criteriosamente estabelecido procurando obter maior diversificação, menor risco e uma melhor relação risco/retorno para valorização da carteira.

Exerce também um monitoramento diário da carteira, com relatórios de movimentação a cada operação de compra ou venda que forem efetuados, posição geral dos ativos com preço médio de custo em reais e corrigido pelo CDI, valor atualizado pelo preço médio das ações que compõem a carteira, rentabilidade diária, do mês e acumulada no ano, bem como outras informações relativas ao imposto de renda e ganhos de capital.

A FINACAP desenvolve operações na área de consultoria para emissão de títulos e valores mobiliários e abertura de capital de empresas, através da emissão de ações, debêntures e notas promissórias. Coordenação do processo de obtenção de registro junto à Comissão de Valores Mobiliários (C.V.M), registro nas Bolsas de Valores, formação do pool de investidores, com atuação direta junto as Instituições Financeiras que serão responsáveis pela distribuição dos títulos junto ao mercado.